Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/agenc673/public_html/festivalfusca.com.br/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /home/agenc673/public_html/festivalfusca.com.br/wp-includes/wp-db.php on line 1291
Festival Universitário de Criação Audiovisual | Festival Universitário de Criação Audiovisual


O FUSCA

O FUSCA (FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL) é uma ação cultural e acadêmica promovida pela Faculdade Estácio do Pará (ESTÁCIO FAP) e realizada pelo Curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) e parceiros da Instituição.

+ Objetivo Geral

revelar, estimular e divulgar as obras audiovisuais inéditas produzidas no por estudantes universitários do estado do Pará
+ Objetivos específicos

  • Estimular a criação audiovisual no Pará, revelando novos talentos;
  • Criar um espaço de exibição e premiação da produção audiovisual local;
  • Promover o circuito audiovisual local, envolvendo formadores de opinião na divulgação dessa produção;
  • Democratizar o acesso ao audiovisual paraense, promovendo exibições abertas ao grande público.

Agentes e Públicos

O Fusca é um projeto que abrange criatividade, liderança e inovação, e por isso envolve o público em duas dimensões: na criação e na recepção do audiovisual.

+ Agentes de Criação

– Estudantes universitários que produzirão o material audiovisual, participarão das mostras e concorrerão aos prêmios do Festival;

– Artistas e/ou realizadores audiovisuais convidados a expor ou apresentar seus trabalhos em qualquer das etapas de realização do Festival;

 – Professores orientadores dos projetos;

Jurados e especialistas do Festival;

– Patrocinadores e apoiadores da ação;

+ Públicos

– Jovens e  jovens adultos, principalmente os universitários e seus familiares;

– Professores, jovens empresários e administradores, e apreciadores de cinema e da linguagem audiovisual.

– Por ser aberto e gratuito, o FUSCA é um evento democrático, incluindo entre os seus públicos todas as classes sociais.

+ Justificativa

Na atualidade os meios de comunicação influenciam diretamente na formação cultural da sociedade. De fato, nosso cotidiano é impregnado por imagens e elas nos abordam constantemente. O Audiovisual – cinema, videoclipes, anúncios, reportagens, documentários, entre outros – está hoje no centro de nossas vidas, estimulando o tempo todo nossa percepção e a propiciando criação de uma cultura da imagem.

Em um nível local, no entanto, a produção paraense de audiovisual tem sido pouco divulgada e os novos (e criativos) realizadores não conseguem fazer circular os seus trabalhos junto ao público da própria cidade, seja por falta de recursos, ou mesmo por ausência de políticas próprias para este fim.

A criação do Festival Universitário de Criação Audiovisual foi pensada exatamente para estimular e fazer circular esta nova produção, assim como descobrir talentos e proporcionar visibilidade a eles juntos aos públicos da cidade de Belém.

Levando em consideração que o audiovisual se constitui numa linguagem acessível e de grande abrangência, o FUSCA é um projeto que une a academia e a intervenção cultural, pois ao estimular a circulação do audiovisual paraense, está também proporcionando uma maior democratização dessas obras.

Trata-se, portanto, de um projeto de extensão em que a Faculdade Estácio do Pará e parceiros atuam de maneira socialmente responsável e criativa sobre o ambiente social da cidade de Belém, contribuindo para o entretenimento, a educação e a cultura locais.

Em sua dimensão acadêmica e social, o FUSCA é uma forma de intervenção qualitativa na sociedade, visando a produção de um conhecimento multidisciplinar, que une o estímulo à cultura e a divulgação de práticas criativas na cidade de Belém.

 


2 Responses to O FUSCA

  1. Chumano Killer says:

    Olá, queria fazeruma sugestão. Não seria interessante confeccionar uns convites por conta do espaço limitado no sesc?

    • Fabricio Mattos says:

      Olá Chumano. Na verdade o FUSCA é um evento aberto e gratuito, por isso não há necessidade de convites. É preciso chegar cedo porque o Sesc Boulevard nõ tem muitos lugares. O FUSCA é dia 10 de novembro e começa às 18h30, mas é melhor chegar antes. O Sesc Boulevard fica na Boulevard Castilhos França próximo ao prédio da Alfândega (em frente à Estação das Docas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑